Aldeias
do Xisto.
A Serra da Lousã tem várias aldeias, com muitas habitações reconstruídas, mas mantendo os traços originais da construção em xisto, e com muito boa acessibilidade, tendo as estradas sido pavimentadas recentemente.
As aldeias são Aigra Nova, Aigra Velha, Candal, Casal de São Simão, Casal Novo, Cerdeira, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena, Talasnal.
Nalgumas destas aldeias existem restaurantes típicos onde se poderá degustar um bom talasnico (doce local com mel), um bom cabrito assado, entre outras iguarias.
Castelo
da Lousã.
Um dos locais de visita obrigatória é o complexo da Senhora da Piedade, onde se situa o Castelo de Arouce da segunda metade do século XI e as piscinas naturais abastecidas pelo rio Arouce. Além da beleza paisagística, das águas límpidas e cristalinas, podem encontrar-se belas cascatas de água acessíveis pelos trilhos da serra.
O castelo pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra. Surge documentado pela primeira vez em 1087, no testamento de D. Sesnando Davides, onde este declara que mandou povoar o local.
Nos primeiros tempos da monarquia, a localidade desempenhou um papel importante, a que não foi alheia a sua condição de vila de fronteira. Em 1124, uma incursão islâmica tomou o castelo e, de novo na posse do Condado Portucalense, foi agraciada com foral em 1151, por D. Afonso Henriques.
Lenda da
princesa
Peralta.
De acordo com uma lenda antiga, na época da ocupação muçulmana o castelo terá sido erguido pelo emir (chefe árabe) Arunce, para a proteção de sua filha Peralta e dos seus tesouros após derrotado e expulso de Conimbriga.
O príncipe cristão Lausus invade Conímbriga e o Rei Arunce é obrigado a fugir para o castelo da Lousã, levando consigo a sua filha Peralta e todas as suas riquezas. No momento da retirada, a Princesa Peralta e o Príncipe Lausus entreolham-se por breves instantes e enamoram-se.
Lausus procura desesperadamente a sua amada, percorrendo as serranias da região. O velho rei Arunce, sabendo das intenções do príncipe Lausus, parte ao seu encontro, deixando a princesa Peralta e as riquezas fechadas no Castelo da Lousã. Travam violento combate e acabam ambos por sucumbir. Não havendo ninguém conhecedor do refúgio da Princesa, esta fica aprisionada no castelo. Ainda hoje se ouve o soluçar apaixonado da jovem Peralta, aguardando pelo seu Príncipe.
Baloiços
da Serra
da Lousã.
Espalhados pela serra existem pontos panorâmicos onde foram construídos baloiços e bancos pelo projeto “Isto é Lousã”. A 1.200 metros de altitude, este baloiço gigante de madeira é o local ideal para tirar fotografias originais para o Instagram.
Existe ainda outro nas piscinas da Nossa Senhora da Piedade, no Burgo, que fica sobre a água. Espetacular para umas fotos a baloiçar a centímetros da água com uma cascata de fundo.
Subindo em direção à aldeia de Casal Novo podem encontrar um local com vista panorâmica ímpar onde foi colocada a palavra “Lousã” em letras enormes pelo projeto “Isto é lousã”.
Muito mais temos para os nossos visitantes desfrutarem, mas reservamos-lhe o prazer da descoberta e das surpresas agradáveis da nossa serra.