Lousã vai ter uma Unidade Móvel de Saúde

Lousã vai ter uma Unidade Móvel de Saúde

No âmbito do projeto “Unidades Móveis de Saúde na Região de Coimbra”, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e pela ARS Centro, a Lousã irá receber uma viatura para apoio à prestação de cuidados de saúde no Concelho.

A aquisição da viatura – movida a energia elétrica – terá uma comparticipação financeira por parte da Autarquia no valor de 5 373,60€.

A sua utilização será articulada e protocolada entre a Câmara Municipal e as autoridades de saúde locais, por forma a que mesma possa ser uma mais valia no apoio à população, nomeadamente aos novos desafios surgidos no âmbito da pandemia COVID-19 e também para a melhoria do trabalho assistencial de proximidade dos cuidados de saúde domiciliários, em complemento às restantes respostas sociais.

Esta Unidade Móvel de Saúde está devidamente equipada para prestar apoio à população, especialmente às pessoas, famílias e grupos mais vulneráveis, através da presença de equipas multidisciplinares nas áreas de cuidados de saúde e apoio psicológico e social, um dos objetivos deste projeto e da própria Autarquia.

Esta iniciativa é apoiada pelo Centro 2020 – Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).